Esperando que tenha seguido os conselhos do Michael para falhar na plantação das suas perenes, vejamos agora como falhar na combinação de cores de modo a arruinar os poucos vegetais que por acaso sobreviveram no seu jardim!
Lição n.º 1: não ter em conta o fundo para verificar a teoria do camaleão.
É óbvio que é preferível plantar uma clematite branca sobre um fundo branco. Segundo o conceito muito zen e abstrato "less is more", isso permite distinguir, entre outras coisas, a espessura do ar entre a flor e o seu suporte, sobretudo se tiver a boa ideia de suprimir sistematicamente as folhas que aparecem. Esta ideia surgiu-me durante a visita a uma exposição conceptual que descrevia a ascensão ao Mont Blanc por ursos polares.
É evidente que obterá o mesmo resultado com flores vermelhas numa parede de tijolo ou uma faixa de Ophiopogon planiscapus 'Nigrescens' ao longo de um rebordo de calçada negra.

Nestes três casos, a teoria do camaleão funciona na perfeição... Pode, se assim o entender, repintar regularmente a sua parede para a verificar com inúmeras plantas!
Esquecemos com demasiada frequência de integrar a arquitetura e os elementos decorativos nas plantações coloridas. Mas se realmente não percebe nada de arte contemporânea, reflita sobre o seguinte.
Gosta de gramíneas? Porque não integrá-las com mobiliário em rattan cuja cor se harmonize com a das hastes e das flores?
Também não se plantam os mesmos vegetais consoante o caminho seja revestido de tijolos, de lajes de xisto negro ou de cascalho amarelo.
Se a parede do vizinho é azul, porque não jogar ao Van Gogh utilizando flores de cor amarelo-esverdeado como as eufórbias, uma cortina de funcho (Foeniculum vulgare) atrás de mil-folhas-amarela (Achillea filipendulina)?

"A Noite Estrelada" Vincent van Gogh – Euphorbia, Foeniculum vulgare, Achillea filipendulina
Ao integrar a arquitetura envolvente, tornamo-la uma aliada, o que faz o jardim parecer maior do que realmente é e mais harmonioso. As duas coisas andam de mãos dadas, e separar a habitação do exterior é, espero, um conceito ocidental que pertence ao passado.
Lição n.º 2: evitar o amarelo, o laranja e o vermelho
É do conhecimento geral que as cores fortes só podem interessar a pessoas de mau gosto, mesmo que seja preciso reconhecer que as que se vestem de Desigual nunca mancham o vestido com molho.
Nada como os catálogos de papel de parede Laura Ashley para encontrar a inspiração que transformará o seu jardim numa caixa de bombons com que só a Disneyland Paris pode competir. 'Livre, livre!' dessas dálias garridas, o jardim reencontra finalmente a sua tranquilidade tão desejada e merecida.
Vamos lá, não se vai deixar enganar por essas ideias antiquadas?
Claro que as cores sóbrias têm o seu interesse. Mas não há nada melhor do que as cores fortes, sabiamente doseadas para despertar os seus canteiros adormecidos.
Saia do seu casulo rosa-claro e azul-bebé e parta à aventura. Claro que as composições habituais são tranquilizadoras, mas infelizmente muitas vezes pouco entusiasmantes.
Isso não significa que deva banir as suas cores preferidas. Trata-se simplesmente de as aquecer um pouco. Um agapanto lilás pode ser sublime, mas se plantar uma trintena deles lado a lado, o quadro frisa o ambiente funerário. Acrescente simplesmente cinco ou seis flores amarelo-enxofre e tudo ganha vida.

Faça este teste simples: com a mão, tape as hastes amarelas do verbasco. Não fica logo mais monótono? Foto: John Swithinbank – MAP
Não, o vermelho, o amarelo e o laranja não são de mau gosto. Basta saber dosear a sua intensidade e a sua quantidade. O outono não deixa mentir.
Lição n.º 3: as cores permitem ter um jardim sem manutenção.
O olhar é inevitavelmente atraído pelas cores vivas.
Um vermelho avança, enquanto um azul recua.
Se plantar muitas flores vermelhas no seu jardim pequeno, terá a impressão de que é minúsculo e parece-me que, dessa forma, o trabalho de manutenção fica reduzido à mínima expressão. Obrigado ao vermelho que encolhe.
Se, no entanto, for daqueles que pensam que algum esforço no jardim constitui a bolha de oxigénio diária que permite recarregar energias, aplique este princípio: ganhará profundidade se colocar flores azuis ou lilás no fundo do jardim pequeno, pois estas cores abrem o espaço. Da janela do seu alpendre terá a impressão de estar em Versalhes (não sonhe, falo apenas da perspetiva).
Pelo contrário, para minimizar a manutenção de um jardim grande, pode experimentar as massas florais intermináveis de flores pálidas. O olhar desliza sobre essas grandes superfícies uniformes como se não houvesse nada de interessante para ver, um espaço vazio de sentido. E é sabido que o vazio não requer qualquer manutenção.
Os amantes do jardim preferirão antes esta alternativa: plante, a distâncias regulares, pequenos grupos de cores fortes que funcionarão como pontos de exclamação que acompanham o visitante na sua deambulação. Um livro precisa de pontuação para existir. O mesmo se passa no jardim.
Lição n.º 4: um excesso de cores puras permite manter as sogras à distância
Usar as cores primárias acima de tudo. Isso poupar-lhe-á um voo para o Rio em fevereiro. E ao mesmo tempo concorrerá com os Chineses, de quem se diz que a Grande Muralha é a única obra humana visível da lua.
Mais a sério, não se deixe enganar pelo termo 'primária' ou 'pura' quando se fala de uma cor. Por definição, não podem ser obtidas por mistura e não partilham, portanto, nada com as suas vizinhas.
Deixe as 'puras' para os pintores e misture antes entre si cores terciárias constituídas por várias tonalidades. Mais uma vez, as cores do outono constituem o melhor exemplo.

Justapõem-se então sem conflito o vermelho, o amarelo e o laranja, pois cada um deles integra em dose variável um pouco dos outros dois. Um vermelho tomate, por exemplo, é ligeiramente alaranjado e suportará por isso muito melhor, ao seu lado, uma flor laranja. Substitua-o por um vermelho garança (azulado) e as coisas complicam-se.
Lição n.º 5: se tem medo de errar nas cores, não as use.
Nesse caso, siga o adágio: as cores claras em pleno sol e as cores escuras à sombra.
Tudo desaparece e entra na quarta dimensão. Ausência de forma, ausência de ruído, o vazio interestelar que talvez abra a porta para mundos insuspeitados.

Vamos, desça um pouco à Terra e deixemos ao Sr. Spock a exploração das galáxias desconhecidas.
Não se jardina da mesma maneira à sombra ou ao sol, em Lisboa ou em Singapura. Talvez goste de cores pastel onde se misturam em dose variável o branco, o lilás e o rosa. Tudo isso funciona maravilhosamente bem em latitudes onde o tempo cinzento é habitual ou em canteiros protegidos pela sombra de uma parede.
Nesses casos, estas nuances subtis ganham vida porque o menor detalhe, a menor variação de intensidade se deteta facilmente.
Transponha o conjunto para o sol e tudo se desmorona. A luz intensa achata ou queima estas bonitas tonalidades numa lavagem insípida que o olhar já não distingue.

o mesmo canteiro, com uma luminosidade diferente
Será mesmo preciso explicar por que razão a nobreza de uma flor púrpura escura se apaga completamente à sombra? Já percebeu: o olhar gosta de ser estimulado, caso contrário aborrece-se.
Na mesma ordem de ideias, quando realiza um canteiro monocromático, o grande erro seria nele colocar valores idênticos. É preciso variar a saturação: utilizar nuances claras e escuras de uma mesma cor reunidas em manchas, o que cria zonas de sombra e de luz como se uma nuvem cobrisse parcialmente o sol.
Lição n.º 6: para dominar a cor no jardim, é imprescindível integrar todas as regras do círculo cromático,
... e ter assistido a um ciclo de 20 conferências sobre os pintores impressionistas e assimilado na perfeição a lei do contraste simultâneo das cores enunciada pelo químico Chevreul. Só então começará eventualmente a conseguir trabalhar a cor no jardim.

Michel Eugène Chevreul e o seu círculo cromático
Vamos, deixe-se ir um pouco. As regras existem para não serem cumpridas, sobretudo se não foram enunciadas por si.
O jardim é uma questão de gosto pessoal e, enquanto se sentir bem nele… não mude nada.
Contudo, se ao dobrar um caminho se deparar com um lugar onde a mistura de cores o atrai e o faz dizer "bem gostava de fazer isto ou aquilo em casa, mas não sei por onde começar", então está pronto para explorar um mundo fascinante que não pede mais do que uma pitada de conhecimento prévio, um pouco de feeling e apenas o suficiente de fantasia.

Foto: GAP – Robert Mabic
O resto é apenas uma história de tentativas, sucessos e derrapagens (in)controladas. Mas não é essa a própria definição do jardim?
Esperando que tenha seguido os conselhos do Michael para falhar na plantação das suas perenes, vejamos agora como falhar na combinação de cores de modo a arruinar os poucos vegetais que por acaso sobreviveram no seu jardim! Lição n.º 1: não ter em conta o fundo para verificar a teoria do camaleão. É óbvio que […]
As tulipas são, entre os bolbos de primavera, os mais fáceis de cultivar com sucesso: bolbos calibrados, normalizados e praticamente sempre homogéneos em qualidade — são os bolbos fáceis por excelência; e, no entanto, é igualmente fácil, com um pouco de descuido, falhar a sua plantação.
Siga o nosso guia cuidadosamente elaborado graças a uma sólida experiência pessoal do autor em falhanços dos mais variados, com a ajuda, e aqui os agradecemos de passagem, de numerosos clientes inventivos que, por telefone ou e-mail, me explicaram vigorosamente os seus pequenos segredos que conduzem ao insucesso.
Lição número 1: para estragar as suas tulipas, plante-as no fim da primavera ou no verão
Morando nas Flandres, passo regularmente fins de semana (culturais) em Amesterdão, e sempre fiquei estupefacto ao ver, em maio-junho, uma abundância de bolbos de tulipas à venda no mercado de flores de Amesterdão… Durante muito tempo perguntei a mim mesmo o que poderia resultar disso. Então acabei por tentar plantar tulipas holandesas no fim da primavera, entre outras culturas locais.
O resultado foi bastante lamentável: um terço dos bolbos não arrancou, o resto floriu, mais ou menos ao mesmo tempo que as minhas dálias, e a maioria dos bolbos não sobreviveu ao inverno seguinte.
A avó e a sabedoria popular dizem: «as tulipas plantam-se no outono, de preferência em setembro ou outubro».

As tulipas plantam-se no outono!
Uma série de testes realizados no viveiro matiza este resultado: os bolbos de tulipas instalam-se melhor quando plantados no outono; os resultados são aceitáveis numa plantação de inverno, mas tornam-se francamente aleatórios a partir de março-abril.
Portanto, para estragar as suas tulipas, plante-as quando se lembrar, em abril-maio, quando estão em flor no jardim do vizinho e isso o(a) deixa verde de inveja. O resultado será, na melhor das hipóteses, medíocre.
Variante proposta aos jardineiros distraídos e preguiçosos: compre-as no outono, esqueça-as na garagem durante um ano e plante-as no outono seguinte — insucesso garantido a 95%! Aconselhamos frequentemente os clientes que nos ligam em janeiro depois de terem encontrado um pacote de bolbos misteriosamente escondido pela empregada no fundo da arrecadação a plantar imediatamente: a floração ficará um pouco atrasada, mas será perfeitamente aceitável.
Lição número 2: para estragar as suas tulipas, selecione os bolbos com mui-to-ri-gor (e deite-os todos fora)… ou não os selecione de todo!
Enquanto a primeira lição era dirigida aos jardineiros mediterrânicos, preguiçosos e procrastinadores como eu, a segunda é aconselhada aos maníacos da organização, da ordem, de preferência com origens além-Reno.
Os bolbos de tulipa de cultura são arrancados mecanicamente, por máquinas com uma espécie de grades. Não é extraordinariamente poético, mas é eficaz (e é o que permite não pagar uma dezena de euros por bolbo).

Arranque mecânico dos bolbos de tulipas
No processo, muitos bolbos perdem a sua película protetora de cor cobre (sem qualquer importância), e alguns ficam ligeiramente raspados, por vezes com incisões superficiais, sem qualquer consequência negativa para a retoma do bolbo.
Em contrapartida, o bolor é um inimigo muito sério do bolbo de tulipa: durante o outono, os bolbos, sobretudo se armazenados em condições húmidas, tendem a desenvolver uma camada de bolor. Se esta agressão for superficial, basta passar um pano para a remover, e a retoma será perfeita. Em contrapartida, se este bolor atingir o interior do bolbo (sinal: o bolor não desaparece com um pano), particularmente ao nível da base radicular, o bolbo não tem qualquer hipótese de retoma. Pior ainda: o bolor pode propagar-se aos bolbos de tulipas vizinhos. É aliás por isso que selecionamos manualmente todos os nossos bolbos de tulipas durante o seu acondicionamento; razão pela qual também se aconselha plantar as tulipas em setembro ou outubro: os bolbos estão, nessa altura, praticamente isentos de ataques de bolor.
Portanto, para estragar as suas tulipas, deite todos os bolbos fora por não conformidade antes da plantação… Ou, pelo contrário, deixe um pacote de bolbos num local húmido e, com um pouco de sorte, os bolbos ganharão bolor em poucas semanas.
Lição número 3: para estragar as suas tulipas, plante-as num local inadequado: sombra profunda, terreno alagado, solo extremamente pesado, ou zona pedregosa onde nada cresce
A tulipa, fiel às suas origens otomanas, aprecia o sol e os solos bastante drenantes, que não retêm demasiada água, mas relativamente ricos, para permitir ao bolbo reconstituir as suas reservas após a floração.
Floresce graças às reservas acumuladas pelo bolbo, pelo que mesmo em condições de cultura medíocres é difícil falhar o primeiro ano. Em contrapartida, se as condições forem suficientemente más, o bolbo não conseguirá reconstituir convenientemente as suas reservas após a floração: assim, logo no segundo ano, as flores serão raquíticas ou ausentes.
Se o bolbo for plantado em sombra total (menos de duas horas de sol por dia), as flores serão raquíticas.
Se o bolbo for plantado em solo muito pesado e húmido, uma parte dos bolbos pode apodrecer logo no primeiro ano, o restante nos anos seguintes.
Se a tulipa for plantada num solo excessivamente seco na primavera, as tulipas serão anãs, com um amarelecimento precoce da folhagem, e não voltarão.
A notar: é inútil tentar estragar as suas tulipas plantando-as num solo muito ácido ou calcário — os bolbos de tulipas suportam todos os valores de pH, pelo que não conseguirá falhar com este método clássico.
Para os amantes da técnica, é interessante notar que nem todas as tulipas têm a mesma resistência a condições difíceis.
As tulipas botânicas (pequenas tulipas que mantêm um parentesco longínquo com os seus antepassados silvestres) são extremamente robustas. Resistem muitos anos mesmo em situação sombreada em solo pesado. Naturalizam-se assim que as condições são adequadas. Muito difíceis de estragar — um verdadeiro desafio!
As tulipas hortícolas antigas (ex.: Fleurs de Lys, triumph) são bastante robustas. Resistem cerca de 3 anos em condições de cultura medíocres, 7 a 10 anos em boas condições de cultura. Difíceis de estragar.
As tulipas duplas (tulipas com flores de peónia) são globalmente frágeis, com uma durabilidade de 2 a 5 anos consoante as condições de cultura. Bastante fáceis de estragar.
Em síntese, para estragar as suas plantações de tulipas:
- Se habitar no norte do país: plante variedades recentes de flores duplas num solo pesado e húmido em situação muito sombreada. E se o inverno for seco, regue abundantemente para garantir o insucesso.
- Se habitar no sul: plante as mesmas variedades, num solo pobre e pedregoso, sem qualquer rega, e reze para ter uma primavera muito seca — garantia de insucesso.
Lição número 3: para estragar as suas tulipas, plante-as ao contrário, demasiado fundo, ou pouco fundo
As tulipas têm uma parte de cima (a pequena ponta) e uma parte de baixo (a zona achatada de onde partirão as raízes); plantadas ao contrário, com a ponta voltada para baixo e as raízes para cima, terão muita dificuldade em emergir… Com toda a honestidade, devo admiti-lo: nunca pratiquei este método. Mas sei que funciona, tendo lidado com um cliente furioso com a má qualidade dos nossos bolbos. Ele tinha cuidadosamente plantado os bolbos de cabeça para baixo…

Variantes de insucesso:
- Versão maníaca: plantar os bolbos demasiado fundo (resultado: tulipas anãs… ou mesmo sem tulipas de todo). É um método clássico, que exige trabalho — é preciso escavar fundo, uns trinta centímetros —, mas que compensa: ficamos com tulipas de aspeto bastante ridículo.
- Versão preguiçosa: plantar os bolbos pouco fundo (bolbo quase à superfície), método muito económico em tempo e esforço, razão pela qual o aprecio bastante. É, no entanto, mais aleatório — por vezes as tulipas instalam-se mesmo assim convenientemente, não se sabe bem porquê.
Para plantar bem as tulipas, eis o que escreveria um bom jardineiro:
- Fazer um buraco com 4 vezes o diâmetro do bolbo (cerca de 20 cm)
- Preencher um quarto do buraco (ou seja, a altura de um bolbo) com terra macia, ou até substrato ou terra misturada com areia grossa de rio se tiver um solo pesado. Prolonga-se assim eficazmente o número de anos de floração.
- Colocar o bolbo, com a ponta voltada para cima, no fundo do buraco (cerca de 15 cm de profundidade)
Cobrir com terra. Se não se enganou nestes cálculos complicados, o bolbo deverá ficar coberto por duas vezes a sua altura de terra (uns bons 10 cm).
Portanto, para estragar as suas plantações de tulipas, plante-as de cabeça para baixo, demasiado fundo — pelo menos 20 cm de profundidade —, ou superficialmente, a menos de 5 cm, numa terra não descompactada.
Lição número 4: para estragar as suas tulipas, plante-as num jardim infestado de roedores
Os ratos e outros roedores adoram roer os bolbos de tulipas, que constituem para eles uma iguaria muito apreciada, que vão procurar incansavelmente no jardim no outono, quando as boas coisas escasseiam. É aliás a razão oficial pela qual mantemos um pequeno exército de gatos no viveiro, como expliquei no inverno passado à inspetora das finanças que, contemplando com um ar algo carrancudo os 3 gatos estendidos em outros tantos radiadores do escritório, me pedia para justificar as faturas de compras industriais de ração e as simpáticas notas do veterinário...

Note-se também o interesse dos javalis (na Córsega, opte pelos porcos selvagens, e no Minho ou no Alentejo, um porco fugido da quinta vizinha pode perfeitamente servir): alguns clientes com jardim aberto perto de uma floresta tiveram a agradável surpresa de encontrar, numa manhã, o canteiro que tinham acabado de plantar cuidadosamente revolvido por estes simpáticos companheiros que, ao que parece, também apreciam os bolbos de tulipas.
Se o seu terreno estiver infestado de roedores, existem cinco soluções:
- Engula o seu orgulho e vá bater à porta da filha da vizinha que lhe tinha estragado o fim de semana a tentar convencê-lo(a) a ficar com um gatinho da enésima ninhada da sua horrível gata, que aparece regularmente a devastar as suas magníficas ervas-dos-gatos.
- Utilize «gaiolas para bolbos» (ou fabrique as suas com rede metálica suficientemente fina) — é trabalhoso, mas protege eficazmente os bolbos.
- Plante os seus bolbos de tulipa em vaso. Os ratos não conseguirão alcançá-los.
- Viva com classe, plantando no seu canteiro de tulipas coroas-imperiais que, além de afastarem mais ou menos os roedores, darão ao seu jardim um pequeno ar de jardim monástico à francesa.
- Mude de estratégia e plante antes narcisos: os roedores não os comem.
Para estragar as suas tulipas, crie javalis, ou — mais simples para jardins pequenos — instale uma colónia de ratos-do-campo ou uma criação de porcos no jardim.
Se, apesar de todos estes esforços, as suas tulipas conseguiram florescer, é provável que esteja agora a contemplar o seu magnífico canteiro em flor, à beira do desânimo… Mas nem tudo está perdido! Ainda pode, com algum esforço, sabotar a refloração das suas tulipas no ano seguinte:
Lição número 5: como estragar a refloração das tulipas — arranque ou corte precoce, fome ou morte à sede
A natureza é mal feita: as tulipas no jardim precisam de um pouco de atenção precisamente no momento em que deixa de se ocupar delas, após a floração, quando estas belezas sublimes murcham e se transformam em hastes e folhas disformes mais ou menos amareladas.
O período pós-floração, geralmente abril-maio ou maio-junho, é o momento em que os bolbos de tulipas reconstituem as suas reservas para poder reflorescer no ano seguinte: precisam da sua folhagem, de um pouco de água (sobretudo se estiverem plantadas em vaso), e apreciam então um pouco de adubo. Pode cortar as hastes florais sem problema, mas um bom jardineiro não corta a folhagem antes do seu amarelecimento completo. Pelo contrário, vai estimulá-la com um pouco de adubo e regar em caso de seca primaveril. O referido bom jardineiro planta também, à frente ou entre as suas tulipas, plantas perenes de floração primaveril, como as bruneras por exemplo, que permitem disfarçar a folhagem disforme das tulipas após a floração, sem ter de a cortar prematuramente.
Portanto, como já deve ter adivinihado, para impedir as suas tulipas de reflorescer convenientemente, é preciso contrariar esta regeneração. O mais simples é passar o corta-relva imediatamente após a queda das flores sobre o seu canteiro de tulipas: os bolbos não voltarão a florescer, ou muito pouco. E se repetir o corte floração após floração no segundo ano, acabará com as últimas sobreviventes.
A notar: era tradição entre os jardineiros antigos arrancar os bolbos de tulipas no fim da primavera para os replantar no início do outono. Este costume caiu em desuso, pois não melhora significativamente a sua longevidade. Em teoria, o arranque e o armazenamento em caixote de ripas diminui o risco de doença criptogâmica (do tipo fusarium); na prática, existe geralmente mais risco associado a condições de armazenamento deficientes (humidade excessiva, presença de roedores…) do que à manutenção em terra num jardim convenientemente drenado. Em suma: não é por deixar os bolbos em terra que aumentará significativamente as hipóteses de os estragar.
Em síntese, para impedir as tulipas de reflorescer no segundo ano, corte os seus canteiros imediatamente após a plantação.
* * *
Como bónus especial
As tulipas são, entre os bolbos de primavera, os mais fáceis de cultivar com sucesso: bolbos calibrados, normalizados e praticamente sempre homogéneos em qualidade — são os bolbos fáceis por excelência; e, no entanto, é igualmente fácil, com um pouco de descuido, falhar a sua plantação. Siga o nosso guia cuidadosamente elaborado graças a uma […]
Não nos enganemos. Criar um canteiro de perenes é relativamente fácil. Conseguir que ele fique bem já é outra história.
Para além da adaptação das plantas ao solo e à exposição, coloca-se também a questão da cor, igualmente espinhosa! Sobre este ponto, abstenho-me humildemente: já perdi a conta das vezes que mudei plantas a resmungar "muito roxo!", "muito vermelho!", "muito amarelo!". Proponho‑te hoje antes explorar as formas… oferecendo‑te uma seleção de plantas perenes que, associadas entre si, produzirão belos contrastes, indispensáveis para evitar o tédio. De facto, os jogos de harmonia e de contraste com as formas são os que criam verdadeiramente a composição e a estrutura de um canteiro. Os jogos de cor são, afinal, apenas as "acabamentos", que virão vestir o canteiro num segundo momento 😉
As formas verticais: direitas para o céu!
Sobretudo gráficas, estas plantas formam, ao trazerem verticalidade, uma verdadeira ligação entre o céu e a terra. São perfeitas para animar um canteiro um pouco demasiado monótono. Existem para todos os estilos e tamanhos de jardim.
Em solo bem drenado, não hesites em instalar o Eremurus ou Vela-do-deserto: pouco conhecida, é uma perene tuberosa muito arquitectural. Na família das verónicas, os Veronicastrum virginicum são bastante excepcionais, erguendo orgulhosamente os seus finos espigos, à maneira de candelabro. Espectaculares, as tritomas trazem um toque exótico e não têm igual a aquecer um canteiro. Num jardim de estilo mais clássico, à inglesa, pensa nos Delphiniums ou delfínios. À sombra ou meia‑sombra, as cimicífugas dão um belo efeito. No género um pouco "doido", gosto também muito da Liatris spicata ou Pena roxa, que é, para mais, muito melífera.






Os pompons… mais ou menos redondos
Quando se pensa em formas esféricas, os alhos ornamentais são os primeiros a vir à cabeça. Conhecem‑se bem 'Globe Master' e 'Purple Sensation'. É que eles impõem‑se! Mas há muitos outros: os dálias pompon, os cardos‑esféricos, e, nas categorias de plantas mais pequenas e um pouco menos redondas (para plantar em massa), o Allium sphaerocephalon ou alho de cabeça redonda ou as adoráveis Knautias e a pimpinela 'Chocolate tip'.






As estrelas: "Big star" ou via láctea
Não é preciso ser perspicaz para adivinhar que as Asteráceas estão, geneticamente, programadas para brilhar. Os ásteres são, neste campo, os meus preferidos. Têm a vantagem de serem todos diferentes e podem tanto exibir grandes flores (como o notável Aster pyrenaeus 'Lutetia') como espalhar um sem‑número de pequenas estrelas, à maneira da via láctea, como o encantador Aster 'Chloé'.
Mas como a sua floração é um pouco tardia, pode‑se complementar o canteiro com outras espécies, como os Leucantemos ou margaridas: simples mas naturais, os rudbéquias, muito solares, ou as equináceas, essas belas americanas… À sombra, a astrância (que não é uma Asterácea mas sim uma Apiácea) será perfeita, num estilo mais requintado.






As vaporosas: névoa leve, nuvens suaves ou algodão‑doce
Seja em leve nevoeiro, em plumas suaves ou em generosas inflorescências "algodão‑doce", as perenes de aparência vaporosa são preciosas. Dependendo do seu porte, instalam‑se no fundo ou na borda dos canteiros, mas também como cortinas delicadas. A sua flexibilidade e leveza complementam bem as formas mais compactas ou mais rígidas. Muito popular, a verbena de Buenos Aires faz parte deste grupo, mas parece‑me desnecessário apresentá‑la… e outras merecem igualmente a tua atenção.
Entre as penas leves, podes contar com as mosquitinhos ('White Festival' é uma maravilha) mas também os talíctros. Por seu lado, os astilbes e as filipêndulas destacam‑se pelas suas inflorescências em nuvem que não deixam de evocar algodão‑doce quando surgem em tons de rosa… Ainda pouco presentes nos jardins, as pimpinelas hakusanensis e obtusa também têm muito charme!






As despenteadas, cheias de fantasia em canteiro!
O que melhor capta olhares do que um pouco de fantasia? As plantas com flores despenteadas não deixam de a proporcionar. Gosta‑se do seu ar um pouco extravagante mas sempre de bom gosto… desde que sejam usadas com moderação. Alguns exemplos: as bergamotas, certas variedades de alhos e as formas muito hortícolas da margarida.



E tu, quais são as tuas plantas preferidas para compor belos canteiros, cheios de variedade e dinamismo?
Para ires mais longe, descobre a nossa ficha de conselho: "Como criar um belo canteiro de perenes"
Não nos enganemos. Criar um canteiro de perenes é relativamente fácil. Conseguir que ele fique bem já é outra história. Para além da adaptação das plantas ao solo e à exposição, coloca-se também a questão da cor, igualmente espinhosa! Sobre este ponto, abstenho-me humildemente: já perdi a conta das vezes que mudei plantas a resmungar […]
As temperaturas arrefecem, a luz alourada torna-se dourada e velo pela primeira neblina do outono; ao longe, nos maciços, brilham as flores estreladas dos ásteres de outono que desabrocham em vastos tufos nos maciços abandonados pelas flores de verão. O género Aster conta várias centenas de espécies e cultivares, a oferta é tal que muitas vezes é difícil escolher. Descobre o nosso pequeno guia para os escolher, bem combiná‑los e conseguir que prosperem.
1) A escolha: naturais ou sofisticados, uma questão de gosto e de estilo!
-
Para cenas naturalistas e selvagens: os Aster cordifolius e ericoides
Os Aster cordifolius e ericoides são AS perenes de prado por excelência: suportam o vento sem se deitarem, a sua folhagem mantém‑se isenta de oídio e a sua ramagem, leve mas robusta, sustenta nuvens de pequenas flores no coração do outono. Formam um arbusto de 80 cm a 1 m de altura ao qual se juntam tradicionalmente grandes gramíneas como o Miscanthus ou o Pennisetum.

1) Aster cordifolius Blutenregen 2) Aster ericoides Herbstmyrte 3) Aster cordifolius Blue Heaven 4) Aster ericoides Blue Wonder 5) Aster cordifolius Ideal 6) Aster ericoides Lovely
-
Para os teus canteiros mistos: os Aster novi-belgii e novae-angliae
Os ásteres mais exuberantes e coloridos pertencem à família novi-belgii e novae-angliae, que formam grandes tufos coloridos no coração do outono. Em média, atingem entre 70 cm e 1,20 m de altura, o que os torna excelentes candidatos para os fundos de maciços, mas também vulneráveis ao vento. Não é raro vê‑los tombar como o trigo após uma chuva forte. Evita isso colocando, em agosto, raminhos ramificados de pelo menos 50 cm de altura dentro dos tufos. Escondida depois pelos ramos floridos, essa armação discreta manterá os tufos com maior flexibilidade do que os clássicos bambus. Podes também pinçar as plantas em maio para as manteres mais compactas e ramificadas.

de cima para baixo e da esquerda para a direita: Aster novae angliae‑Andenken an Paul Gerber - Aster novi‑belgii Marie Ballard - Aster novae‑angliae Violetta - Aster novi‑belgii Weisses Wonder - Aster novae‑angliae Alma Potschke - Aster novi‑belgii Schone von Dietlikon - Aster novi‑belgii Porzellan - Aster novi‑belgi Karminkupel - Aster novi‑belgii Fellowship
-
Para as tuas borduras comportadas: os Aster dumosus
Há variedades anãs suficientes para não precisares de procurar outras plantas para preencher as borduras de outono. Os melhores em termos de compacidade e floribundidade são os Aster dumosus. Não ultrapassam os 40 cm de altura (20 cm para os mais compactos) e o seu crescimento é relativamente contido. Planta‑os em bordaduras ou ao pé de arbustos e espaça‑os na plantação 20–25 cm.

De cima para baixo e da esquerda para a direita: Aster dumosus Tonga, Kristina, Rosenwichtel, Silberblaukissen e Starlight
2) Combinar os ásteres: regras de boa vizinhança
Os ásteres são perenes fáceis de associar, mas se alguns têm a reputação de dominar os maciços e suprimir as companheiras menos vigorosas, outros, demasiado volumosos, tendem a desmoronar‑se ao menor sopro de vento.
-
Os mais vigorosos juntos
As variedades muito vigorosas (Aster novi-belgii, novae-angliae e ageratoides) podem, em poucos anos, ocupar vários metros quadrados e sufocar tudo à sua volta. Cultiva‑as em grandes manchas monocromáticas, onde poderão auto‑gerir‑se, ou com pequenos arbustos coloridos, como os corniso de madeira (Cornus alba 'Siberian Pearls', Cornus alba 'Sibirica'...) ou os Physocarpus ('Lady in Red', 'Diable d'Or').

Aster novi‑belgii em mistura

Bela associação, tudo em suavidade, entre as pequenas flores diáfanas do Aster Porzelain e as grandes flores duplas malvas do Aster Marie Ballard.
-
Duo encantador com perenes de aparência selvagem
Os ásteres adoram a proximidade das anémonas do Japão, que naturalmente introduzem as suas raízes nos touceiras e vêm misturar‑se aos grandes tufos um pouco rígidos dos ásteres. Os Aster ericoides e cordifolius acompanham igualmente os séduns, prolongando assim a floração. Associam‑se a perenes grandes e estruturantes como as agastaches, as artemísias, as persicárias ou as cimicífugas. Por fim, um casamento feliz no outono é com as gramíneas: mistura alguns Panicum, Miscanthus ou Pennisetum nos teus tufos de áster para um efeito de prado muito sofisticado.

Ásteres em mistura com artemísias e pennisetums - Duo entre a agastache Blue Fortune e o Aster‑novi‑belgii Porcelaine
3) Para conseguires ásteres saudáveis: sol e um solo leve
Os grandes ásteres novi-belgii e novae-angliae gostam de sol. Uma boa terra de jardim é tudo o que precisam para serem felizes. Não desprezam solos compactos e argilosos desde que a terra se mantenha fresca no verão. Como criam rebentos sem cessar, acabam por ficar desfolhados no interior: é então necessário dividir os tufos aproximadamente a cada 3 anos, na primavera ou no outono após a floração.
Os outros ásteres preferem um solo leve e fresco, mas nunca encharcado. Todos, porém, gostam de situações abertas e arejadas; evita um maciço rodeado por árvores ou muros, porque o risco de desenvolvimento de oídio aumenta: os ásteres precisam de ar para florir abundantemente e conservar uma folhagem saudável. Como deves ter percebido, os ásteres são perenes fáceis, muito rústicas e pouco exigentes; são, tal como os phlox ou as persicárias, perenes indispensáveis que não podem faltar para florir um jardim no final da estação.
E tu, quais são as tuas variedades preferidas, as tuas combinações mais bonitas, os teus truques e dicas para manter os ásteres saudáveis durante toda a bela estação?
Para saberes mais, descobre o nosso dossiê completo dedicado aos ásteres
As temperaturas arrefecem, a luz alourada torna-se dourada e velo pela primeira neblina do outono; ao longe, nos maciços, brilham as flores estreladas dos ásteres de outono que desabrocham em vastos tufos nos maciços abandonados pelas flores de verão. O género Aster conta várias centenas de espécies e cultivares, a oferta é tal que muitas […]
Quem não conhece Stipa tenuifolia, essa pequena gramínea tão leve que a apelidaram de cabelos-de-anjo? Nos últimos anos tornou-se uma estrela, um indispensável, um "must have".
A prova está por todo o lado: em arranjos paisagísticos, em massa ou isolada, mais ou menos bem valorizada (já a vi com fetos... para onde vai o mundo?). Mas, sobretudo, de Béthune a Carcassonne, encontra-se em muitos jardins minerais onde ela reina, sozinha como uma alma penada, rodeada, na melhor das hipóteses, por duas ou três pedras. Por isso, claro, indigno-me porque 1) acho um pouco ridículo (espero que me perdoes) e 2) é um desperdício, visto que esta pequena gramínea é fácil de associar.
Para começar, proponho que a conheças melhor:
Stipa tenuifolia, apresentação em poucas linhas...
Stipa tenuifolia, por vezes chamada Stipa tenuissima, é uma gramínea perene que pertence à família das Poáceas. Forma uma bonita touceira de folhas muito finas cilíndricas, com cerca de 50 cm de altura por 30 cm de largura. Originária da América Central, encontra-se naturalmente desde a Argentina ao Texas, passando pelo México. Ou seja, não teme nem o vento nem o calor… e é em solo seco ou bem drenado que se desenvolverá melhor.
É uma gramínea persistente e, quanto à sua manutenção, há opiniões divergentes: o Pierre corta-as quase até à base na primavera, enquanto o Michaël penteia‑as gentilmente. No fundo é vantajoso: faz como preferires, conforme a tua maneira de jardinar!
Stipa tenuifolia, por que gostamos dela
Primeiro pelo seu porte: nem demasiado grande, nem demasiado pequena, sabe destacar‑se sem, contudo, se impor em excesso. Depois, pelo seu porte, a sua elegância, pois mantém‑se erguida com orgulho ao mesmo tempo que é flexível e leve, seguindo, com uma suave indolência, os movimentos do vento. Finalmente, pela sua cabeleira, magnífica em todas as estações: de um belo verde fresco no final de fevereiro, passa para tons loiros na primavera e ostenta um aspeto autêntico e selvagem, à la surfista californiana, no verão. No inverno, as finas gotas de chuva ou, ainda melhor, a geada agarrando‑se poeticamente à sua folhagem. Dá para sonhar melhor?
Stipa tenuifolia, e agora o que se faz com ela?
Já deves ter percebido que esta gramínea gosta de companhia. Num projeto contemporâneo, podes plantá‑la em massa; fica bonito, mas atenção à monotonia!
O meu conselho: combina‑a, claro! Com o quê? Com tudo o que, como ela, cresce ao sol e em solo bem drenado. Por exemplo, experimenta‑a com velas-da-pradaria e verbenas de Buenos Aires; é uma combinação bastante clássica, mas eficaz num pequeno canteiro.
Se dispões de um espaço maior, acrescenta outras gramíneas como o seu elegante primo, a Stipa pennata ou ervas‑dos‑penas, mas também muitas perenes de floração estival ou outonal como a agastache, o delicioso alho‑bravo ou ainda outra bela americana como a equinácea‑purpúrea.









Gostas? Tenho a certeza de que também não te faltam ideias para criar bonitas associações. Não hesites e partilha‑as deixando um comentário!
Quem não conhece Stipa tenuifolia, essa pequena gramínea tão leve que a apelidaram de cabelos-de-anjo? Nos últimos anos tornou-se uma estrela, um indispensável, um “must have”. A prova está por todo o lado: em arranjos paisagísticos, em massa ou isolada, mais ou menos bem valorizada (já a vi com fetos… para onde vai o mundo?). […]

Sobre as dálias, antigamente era simples, até maniqueísta:
- ou alinhavas‑te, com precaução, com a maioria e odiavas‑as,
- ou assumias, mais ou menos orgulhosamente, o teu gosto por esta "flor de avó" e passavas, na melhor das hipóteses, por excêntrico(a), na pior, por antiquado(a).
Época passada! A dália finalmente sai da desgraça e confirma o seu grande regresso.
E se eu aplaudo, é porque a justiça foi feita: junta tantas qualidades que é difícil resistir : de cultivo fácil, oferece uma floração abundante e de longa duração, fica tão esplêndida no jardim como num ramo, existe numa multidão de formas e cores... e, acima de tudo, adapta‑se a todos os estilos de jardim.
3 maneiras (modernas) de usar as dálias no jardim :
Plantadas tradicionalmente em canteiros mistos e em espaços sem pretensão, como os jardins de padre / jardins tradicionais ou as imediações da horta, as dálias são também perfeitas em muitas atmosferas distintas, porque sabem igualmente:
1) Despertar, temperar e colorir as extensões de gramíneas dos maciços naturalistas
2) Mostrar‑se radiantes de pureza no seio dos jardins brancos, tão elegantes...
3) Surpreender pela sua fantasia, captar o olhar pela rigorosa geometria e fascinar pelo seu mistério, em cenas decididamente modernas e gráficas :
E se alguns lamentam que seja preciso desenterrá‑las no outono, vejo nisso antes uma vantagem: é uma excelente oportunidade para as dividir (operação muito prática quando o orçamento do jardim é inversamente proporcional ao seu tamanho), mas também para renovar, a cada ano, o seu lugar e variar assim os prazeres. Recorde‑se, aliás, que esta operação nem sempre é necessária em clima ameno. Protegidas por uma espessa camada de cobertura, podem perfeitamente ficar no solo.
Percebeste: este ano, por cá, será « dálias em força! » (estão em pré‑vegetação na estufa há alguns dias; aguardo com ansiedade o seu despertar).
E tu? Tens dálias no jardim? Quais são as tuas variedades preferidas? Quais os teus clássicos infalíveis e os teus favoritos?
PS: Para a anedota, tinha deixado à minha futura sogra (o gosto pelo risco...) a escolha do meu ramo de noiva. Duas horas antes da cerimónia, quando me o apresentaram, quase desmaiei: era em grande parte composto por dálias cactus, e amarelo‑pintainho, para mais! O florista da aldeia vizinha, obrigado a fazer outro ramo, com o que havia e em 15 minutos cronometrados, ainda deve lembrar‑se… Só os tolos não mudam de opinião, não é?
Cultivar a dália :
As nossas fichas‑conselho: Ter sucesso com as tuas dálias - Como ter dálias bonitas - Dividir as dálias
Admirar coleções de dálias :
- no Parc Floral de Paris (75) - O maior concurso de dálias em França
- no Parc floral d'Orléans-La Source (45) – de agosto a outubro
- no Lycée nature de Coutances (50) - Festival "Dahlias et Jardins" em setembro
Sobre as dálias, antigamente era simples, até maniqueísta: – ou alinhavas‑te, com precaução, com a maioria e odiavas‑as, – ou assumias, mais ou menos orgulhosamente, o teu gosto por esta “flor de avó” e passavas, na melhor das hipóteses, por excêntrico(a), na pior, por antiquado(a). Época passada! A dália finalmente sai da desgraça e confirma […]
Flores na horta? Quando se fala em associações, pensa‑se espontaneamente: "os alhos-porós que preferem os morangos", mas raramente nas flores. E é uma pena, porque elas merecem mesmo um lugar de destaque.
Por que instalar flores na horta?
É bastante simples e resume‑se em três pontos:
- as flores são úteis porque contribuem para a abundância das colheitas ao atrair os polinizadores, intervenientes essenciais na formação dos frutos. Além disso, abrigam e alimentam preciosos auxiliares e repelam certos parasitas, o que é fundamental quando jardinas em modo biológico,
- são decorativas e permitem à horta exibir‑se sem complexos,
- ornamentam com graça os jarros com encantadores buquês de verão.

A horta muito florida de Saint Jean de Beauregard
Que plantas escolher para florir a horta?
Todas as anuais servem, mas aqui tens, caso te faltem ideias, uma seleção de plantas, testada e aprovada, que, semeadas sob abrigo desde já ou plantadas em maio, estarão no auge durante todo o verão.
1) O œillet d’Inde : clássico e eficaz
Por cá, como em muitos jardins, o tagete ocupa lugar entre as fileiras de tomates pelas suas virtudes nematicidas, mas não só. Eu prefiro as variedades anãs que têm um bonito porte em bola, o que lhes permite intercalar‑se facilmente entre todos os legumes.
♥ Gosto: o perfume a tangerina da Tagete signata ou tenuifolia, absolutamente incrível…

Tagete (cravo-túnico)
2) A capuchinha : armadilha para pulgões e toque de cor nas saladas
Tudo é encantador na capuchinha: as suas folhas redondas, as cores vibrantes, o facto de ser comestível (resulta sempre nas saladas). Os pulgões também a adoram. É atacada com frequência, mas recupera sempre: um corajoso agente de captura no âmbito de uma estratégia de desvio!
♥ Gosto: é autossemeadora sem nunca se tornar invasiva, perfeito para jardineiros preguiçosos.

A capuchinha, uma bonita flor mas também uma planta útil para atrair pulgões
3) O cosmos : florífero e fácil de ter sucesso
Com os cosmos vais ter onde escolher, tanto no que toca ao porte como à cor. As variedades de grande desenvolvimento destinam‑se mais aos maciços, enquanto as anãs (como a série Sonata) são perfeitas na bordadura da parcela.
♥ Gosto: no fim da estação, contém‑te e evita a limpeza radical — poderás admirar o espetáculo dos pintassilgos a debicarem as últimas sementes.

As flores do cosmos duram muito tempo e ficam também lindas em buquês campestres
4) O zínia : robusta e colorida
Compro‑as em mistura, porque as suas cores quentes e a geometria das flores continuam a surpreender‑me. O seu estilo, um pouco rústico, corresponde ao comportamento: ultra‑fáceis de cultivar e bastante resistentes.
♥ Gosto: permitem formar belíssimos buquês

A zínia, uma flor robusta e colorida
5) O girassol : XS ou XXL, à escolha!
A flor preferida das crianças! Quando eram pequenos, cultivava variedades anãs, bem atarracadas, que no outono pareciam duendes (basta retirar algumas sementes para desenhar olhos, nariz e boca). As crianças cresceram e os girassóis também: agora cultivamos variedades "de competição" ('Mamuth', 'Mongolian Giant', 'Russian Giant') e tentamos todos os anos bater o nosso recorde (3,2 metros) à base de composto, regas e estacas robustas. Já te digo que não os cultivo no meio dos legumes — a concorrência seria desleal — mas numa parcela dedicada.
♥ Gosto: deixa as cabeças no lugar, será um "open bar" para os pássaros!

O girassol: solar, alegre e muito apreciado pelos pássaros
6) O tremoceiro, mais ou menos vivaz, mas bom companheiro
Normalmente não coloco vivazes na horta, porque com as rotações tudo muda depressa e elas acabam por atrapalhar. A única exceção é o tremoceiro, que acho magnífico e pertence à família das leguminosas (estas plantas fixam o azoto atmosférico no solo), o que o torna uma planta companheira de primeira escolha. Atenção: embora seja reputado como efémero, às vezes prolonga‑se se o solo lhe agradar. Na horta, é preferível optar por uma variedade anual.
♥ Gosto: as suas flores, agrupadas em espiga ereta, são apreciadas por abelhões e abelhas; é fascinante observar a maneira como procuram o pólen.

O tremoceiro e as suas bonitas espigas florais
7) A borragem : innúmeras qualidades, mas…
É uma planta vigorosa, reputada por ser muito mellífera. Oferece magníficas flores azuis em forma de estrela, decorativas e comestíveis para mais. Diz‑se até que pode manter as lesmas à distância (não é evidente, mas pode‑ser que as minhas lesmas sejam realmente vorazes). Se a borragem aparece apenas em última posição da lista, é porque ultimamente estamos um pouco em desacordo. Tem qualidades inegáveis, mas também um "pequeno defeito", pelo menos por cá: autossemeia‑se em demasia, ao ponto de se tornar quase invasiva.
O meu conselho: não te privar, mas instala‑a a uma distância prudente das zonas de cultivo ou afina o teu sacho!

Borragem‑comum: uma planta com muitas virtudes
→ Descobre a Borragem branca num vídeo do Olivier :
Flores na horta? Quando se fala em associações, pensa‑se espontaneamente: “os alhos-porós que preferem os morangos”, mas raramente nas flores. E é uma pena, porque elas merecem mesmo um lugar de destaque. Por que instalar flores na horta? É bastante simples e resume‑se em três pontos: as flores são úteis porque contribuem para a abundância […]
Exalando mil sabores e tantos perfumes, do mais subtil ao mais poderoso, as plantas aromáticas e condimentares têm também a vantagem de ser pouco exigentes. Cultivam-se em todo o lado, qualquer que seja o tamanho ou o estilo do jardim: em vaso nos terraços ou nas varandas e em plena terra, à escolha, num espaço dedicado, na borda da horta e até no interior dos maciços.
No nosso jardim, estão por todo o lado e eis como as "arranjamos":
1- Na horta, « classadas » por temática, em canteiros elevados
Porque é muito prático, agrupámos as aromáticas mais frequentemente usadas na cozinha em canteiros elevados. As mediterrânicas que embelezam churrascos e pizzas (orégão, manjericão, tomilho) estão plantadas ao sol, num substrato drenante porque receiam a humidade. Em meia-sombra, a lúcia-lima coabita com a erva-cidreira e a hortelã-marroquina; servem para infusões. Um terceiro canteiro, sempre à meia-sombra, acolhe o cebolinho, o coentro, a salsa e a pimpinela-menor, que se cultiva tanto pelo nome encantador como pelo ligeiro sabor a pepino!




2- Na beira do terraço, em forma de sebe baixa
As aromáticas "volumosas", que à maturidade formam subarbustos, são usadas em sebe baixa na borda do terraço virado a sul: são o alecrim, o estragão, a sálvia, o Helichrysum (perpétua-das-areias) e a santolina, de bonita folhagem acinzentada.
3- Com as roseiras, num casamento romântico
Há vários anos que a sálvia-esclareia se instalou (é autossemeadora) no maciço um pouco romântico das roseiras, na companhia da agastache de folhas anizadas, da monarda bergamota e da erva-dos-gatos, de que o nosso gato Michoko adora... o que compensa um pouco o cheiro da ruda fétida que ele detesta mas cujo porte de folhagem azulada eu adoro. Este ano penso acrescentar algumas plantas de malvaísco; a sua floração combinará na perfeição com a das roseiras inglesas David Austin.







4- No meio das vivazes
Todos os anos e em todos os maciços semeio generosamente, e duas ou três vezes (para delas usufruir por mais tempo), sementes de funcho-bastardo porque acho a sua silhueta muito elegante. E se uso as folhas com peixe e para realçar saladas de pepino, também enfeito os meus ramos com as suas maravilhosas umbélulas. O funcho-bronze e a angélica encontraram o seu lugar num maciço "Prado", onde não destoam entre as gramíneas. Finalmente, a sálvia-ananás, que floresce tardiamente e cujas folhas são maravilhosas numa salada de frutas, instalou-se noutro maciço mais colorido.
5- Ao pé das árvores de fruto
Intercalei tanaceto, reputado por afastar os vermes, entre duas filas de framboeseiras (as reflorentes e as não reflorentes estão separadas porque não se podam da mesma maneira, mas isso é outro assunto...) e aguardo que os nossos jovens pomos estejam bem estabelecidos para plantar, à sua sombra, algumas plantas de artemísia, orégão-dourado e camomila.
E na tua casa? Tens um pequeno espaço de estilo medieval, uma bonita espiral em pedras secas onde elas estão agrupadas ou, como nós, és antes adepto do "freestyle", instalando-as um pouco por todo o lado? Conta-nos!
Exalando mil sabores e tantos perfumes, do mais subtil ao mais poderoso, as plantas aromáticas e condimentares têm também a vantagem de ser pouco exigentes. Cultivam-se em todo o lado, qualquer que seja o tamanho ou o estilo do jardim: em vaso nos terraços ou nas varandas e em plena terra, à escolha, num espaço […]
Há três anos decidi refazer este canteiro, simplificando-o ao máximo. Queria um canteiro pouco colorido, bastante gráfico, luxuriante e selvagem sem, no entanto, ir para um lado demasiado exótico.
A minha escolha recaiu primeiro sobre as erva de Hakone. Eu tinha pés-mãe grandes plantados não muito longe, por isso foi fácil transplantá-las e dividi-las. A partir de 7 grandes touceiras, consegui uma boa dúzia, plantadas de forma muito aleatória deixando por vezes grandes espaços entre algumas, cobrindo assim o centro e a borda do canteiro. Gosto do movimento desta gramínea: quando é cultivada livremente forma touceiras hemisféricas, enquanto que quando é plantada na borda e lhe falta espaço para se estender, as folhas arqueiam-se e fazem um movimento de onda. Muito inspiradora, esta gramínea serviu-me de base, de estrutura para organizar este canteiro; ela, por si só, traz o aspecto selvagem, gráfico e luxuriante.
Para trazer contraste e reforçar o lado luxuriante, dividi depois algumas hostas 'Frosted Jade', suficientemente imponentes para não serem "comidas" pelas ervas de Hakone, mas também não tão grandes que as sufocassem. Aqui plantei 6 touceiras, distribuídas também de forma aleatória, sobretudo do meio em direção ao fundo do canteiro. Depois, para marcar o contraste, vestir a borda e assegurar a transição entre o centro e a borda do canteiro, plantei Mukdenia 'Karasuba'. Gosto muito deste tapizante de folhas palmadas; no outono as folhas tornam-se vermelhas e dão um toque de cor ao canteiro.
Por fim, faltava-me uma grande vivaz ou um pequeno arbusto para ancorar o canteiro. Não querendo trazer mais contraste e querendo acentuar o lado selvagem e luxuriante, mantendo uma gama cromática verde‑branco, optei pela astrância 'Star of Billion', que é sem dúvida uma das minhas preferidas juntamente com a astrância-máxima. Esta variedade, muito florífera, produz pequenas flores branco‑verde muito naturais. Florescem de junho até às primeiras geadas, ou seja, garantem espetáculo durante cerca de 6 meses do ano.
Há três anos decidi refazer este canteiro, simplificando-o ao máximo. Queria um canteiro pouco colorido, bastante gráfico, luxuriante e selvagem sem, no entanto, ir para um lado demasiado exótico. A minha escolha recaiu primeiro sobre as erva de Hakone. Eu tinha pés-mãe grandes plantados não muito longe, por isso foi fácil transplantá-las e […]
Tudo opõe esta sino-de-coral 'Plum Pudding' à aspérula-cheirosa (Galium odoratum), salvo o facto de que estas duas perenes suportarem a sombra seca em solo pesado nas raízes de uma sebe de cárpeas. E é por isso que é uma combinação bem-sucedida!
As folhas púrpuras, escuras e grosseiramente arredondadas do sino-de-coral encontram um contraponto perfeito com o tapete musgoso, verde maçã, formado pelos verticilos de folhagem fina da aspérula. Para além disso, as numerosas flores pequenas de um branco puro, reunidas em glomérulos leves, acrescentam um nível de contraste de cor à oposição das texturas da folhagem, que vem completar esta associação em claro-escuro de abril a junho.
Tudo opõe esta sino-de-coral ‘Plum Pudding’ à aspérula-cheirosa (Galium odoratum), salvo o facto de que estas duas perenes suportarem a sombra seca em solo pesado nas raízes de uma sebe de cárpeas. E é por isso que é uma combinação bem-sucedida! As folhas púrpuras, escuras e grosseiramente arredondadas do sino-de-coral encontram um contraponto perfeito com […]








