Redescubra as plantas dos nossos avós!
Pequenas joias do momento
Resumo
Algumas plantas fora de moda estão, pouco a pouco, a voltar a ganhar destaque. São aquelas que os nossos avós cultivavam, consideradas durante algum tempo antiquadas ou pouco espetaculares, e que se redescobrem algumas décadas mais tarde. Têm o encanto retro dos jardins de outros tempos, revelam-se frequentemente tão úteis para a fauna como resistentes à seca. Em suma, foram vanguardistas antes do seu tempo e chegou o momento de reabilitá-las!
Descubra já estas preciosidades esquecidas do jardim ornamental e da horta.
Os cravos-dos-poetas
É talvez a primeira que vem à mente, já que o cravo-dos-poetas (Dianthus barbatus para os mais entendidos) foi durante muito tempo plantado nos canteiros floridos juntamente com os gerânios (ou melhor… com as sardinheiras) nos jardins de campo.
Os cravos continuam a ser plantas perenes frequentemente cultivadas nos nossos jardins, mas esta espécie, o Dianthus barbatus, tinha caído um pouco no esquecimento. É difícil perceber porquê, pois representa a própria essência do jardim campestre e das flores antigas, tão apreciadas pelos jardineiros nostálgicos. Muito resistente ao frio e ao calor, requer poucos cuidados e pouca rega, exceto no início do cultivo.
Apreciam-se as suas flores pequenas, muito densas, franjadas, simples ou dobradas, consoante as variedades, reunidas no topo dos caules, providas de finas brácteas verdes, com cores que vão do branco ao roxo-escuro quase preto, passando pelos cravos bicolores. O seu perfume faz lembrar o do cravinho. Plante-o em pleno sol ou em meia-sombra ligeira, em qualquer boa terra de jardim não demasiado calcária, para desfrutar da sua floração bastante longa, entre a primavera e o fim do verão. Adapta-se também perfeitamente ao cultivo em vasos na varanda e é uma das flores emblemáticas de um jardim de flores para corte, graças à sua excelente durabilidade em vaso.
É certo que o cravo-dos-poetas vive apenas três a quatro anos, comportando-se mais como uma anual que será necessário voltar a semear (ou não, pois semeia-se espontaneamente com bastante facilidade; por isso, conserve algumas cabeças florais no lugar quando cortar as flores, para favorecer uma nova floração). Ainda assim, não o subestime e reserve-lhe novamente um lugar de destaque no jardim… ou na horta!

Dianthus barbatus: uma encantadora gama de cores
→ Saiba mais no nosso guia completo sobre o Dianthus barbatus.
Leia também
Criar um jardim campestreO lilás-comum
Os lilases (Syringa) estão associados, durante toda uma geração, a memórias de infância em casa dos avós que viviam no campo. É o meu caso, e a memória da preparação de ramos de flores perfumadas certamente contribui para isso. Existem mais de trinta espécies de lilás e centenas de variedades, desenvolvidas em França sobretudo pelo horticultor de Nancy Victor Lemoine, que deu origem às primeiras variedades de flores dobradas, incluindo a belíssima versão branca ‘Madame Lemoine‘.
Depois de bem estabelecidos, os lilases (Syringa vulgaris) não se ressentem de alguns períodos de seca (são originários da Europa de Leste). Revelam-se particularmente robustos, fáceis de cultivar e também melíferos, atraindo muitos polinizadores, tanto borboletas como abelhas. A sua floração em tirso é, naturalmente, de curta duração, mas essa é uma característica de muitos arbustos primaveris, e nem por isso deixam de ser encantadores.
O lilás-da-pérsia (Syringa persica), tal como o lilás-da-pérsia, é ainda mais tolerante à seca e adaptar-se-á a períodos de seca mais prolongados.
Plante-os num solo rico e bem drenado, ao sol, onde florescem muito mais. Prefira lilases enxertados em Ligustrum ovalifolium, pois produzem menos rebentos.
→ Ler também: Lilás – Syringa: as variedades mais perfumadas.

O lilás, um arbusto intemporal, sinal do regresso dos dias bonitos
O eríssimo
O eríssimo
O goivo-amarelo, também chamado goivo-dos-muros, é o mais comum dos eríssimos e era muito apreciado nos jardins das nossas avós. O Erysimum cheiri, nome latino, é uma encantadora planta perene que continua a merecer cultivo nos dias de hoje. Redescobre-se assim o seu brilho solar, com a sua floração em tons de pão torrado e laranja. Uma pequena maravilha que se dá bem ao sol e se mantém baixa, permitindo cultivá-la em bordaduras ou em vaso numa varanda.
O goivo-dos-muros pode tornar-se um subarbusto lenhoso com o passar dos anos. Cresce espontaneamente, como o nome indica, nos muros, o que revela bem a sua necessidade de um solo muito drenante, ou mesmo seco, nunca húmido. É uma campeã durante os verões muito secos, não sofrendo com períodos prolongados de falta de água. Destina-se, por isso, a jardins de rochas e zonas particularmente soalheiras.

Erysimum cheiri
→ Saiba mais no nosso artigo completo sobre os eríssimos.
Leia também
Criar um jardim boémioA calêndula
A calêndula
Chamemos-lhe pelo nome latino, Calendula officinalis, conhecido de todos pelas suas propriedades cosméticas. Esta planta ancestral faz, de facto, parte das plantas medicinais mais conhecidas, desde a Idade Média, para tratar problemas de sarna. É ainda hoje utilizada em farmacologia e pelos seus benefícios para a pele.
Uma floração longa, como a do eríssimo, uma reconhecida capacidade para afastar pragas da horta, uma planta muito simples, simultaneamente tintureira e comestível, autosemeadora, sem manutenção, a calêndula tem decididamente tudo a seu favor, e os nossos avós já o tinham compreendido bem! A título de curiosidade, era utilizada sobretudo nas quintas para corrigir a cor da manteiga no inverno, quando as vacas, privadas de erva fresca, produziam uma manteiga pálida, graças aos seus pigmentos naturais, o que lhe valeu o nome de açafrão dos pobres.

Calendula officinalis
→ Saiba mais no nosso dossier completo sobre a calêndula e em Por que plantar calêndulas na horta? .
Os crisântemos
Mais uma planta que sofreu durante muito tempo de uma imagem negativa, o crisântemo era, no entanto, uma das plantas preferidas dos jardins de antigamente. Considerada funesta devido à sua forte associação ao mês de novembro, aos cemitérios e às cerimónias comemorativas da Primeira Guerra Mundial, esta bela planta perene tem a vantagem de florescer muito tarde nos nossos jardins ocidentais. Em algumas variedades, são mesmo as últimas plantas a florescer no outono, quando as folhas já caem abundantemente no jardim.
Não se deixe enganar pelos vasos de crisântemos forçados nas floristas, por ocasião do Dia de Todos os Santos, nem pelo aspeto melancólico e artificial das suas grandes flores. Os crisântemos de jardim (Chrysanthemum indicum), originários da Ásia, assemelham-se aos ásteres, com os quais partilham a mesma família botânica, e apresentam cores muito ricas, frequentemente quentes. As suas flores podem ser pompons ou assumir uma forma estrelada mais simples, típica das Asteráceas.
Chrysanthemum x rubellum, de hábito mais flexível, Chrysanthemum coronarium, frequentemente cultivado nas hortas de antigamente, e também Chrysanthemum carinatum, anuais reclassificadas pelos botânicos no género Glebionis, utilizadas como flores de corte, são outras tantas belezas que vale a pena reintegrar rapidamente no jardim.
Todos precisam de sol e de um solo bem drenado para florescerem bem, por vezes de tutoramento no caso dos mais altos e, sobretudo, de uma desponta para promover a ramificação, desde a primavera.

Chrysanthemum indicum e Chrysanthemum carinatum
→ Saiba mais no nosso dossier completo sobre o crisântemo; descubra também as nossas sementes de crisântemo.
As aspidistras
Eis uma planta de que gosto muito de falar sempre que tenho oportunidade. Merece, na minha opinião, uma verdadeira reabilitação. E quando se fala de plantas vintage, as aspidistra estão mesmo à altura! Limitadas ao cultivo em vaso dentro de casa, ficando muitas vezes cobertas de pó nas nossas memórias, as aspidistra fizeram as delícias das nossas avós. Será que a sua má reputação se deve à sua alcunha pouco lisonjeira, se é que existe alguma, de língua-de-sogra?
Em todo o caso, fazem parte dessas plantas resistentes, capazes de suportar jardineiros apressados ou pouco cuidadosos, que deixam a planta praticamente sem rega. Muitas vezes vistas em vasos nas estreitas ruelas mediterrânicas sombrias, onde desenvolvem a sua longa folhagem em forma de fita, as aspidistra não se incomodam minimamente com uma sombra densa e sobrevivem também muito bem nas zonas de sombra seca no jardim. Que mais se pode pedir? Adote estas magníficas plantas verdes e leve-as a conhecer outros lugares… simplesmente no jardim!

No exterior, num bonito vaso ou dentro de casa, não se esqueça da aspidistra
→ Saiba mais no nosso guia completo sobre a aspidistra e nos nossos artigos Como cultivar a aspidistra dentro de casa e no jardim? e Jardinagem à sombra seca.
Mas também…
Para referir apenas algumas: a tramazeira (Sorbus aucuparia), um verdadeiro íman para as aves e com cores outonais flamejantes, o pilriteiro (Crataegus monogyna), perfeito para uma sebe defensiva, a uva-de-neve e as suas bolas brancas no inverno, o sabugueiro e o Physocarpus e, entre as plantas perenes e anuais, a aquilégia (atualmente mais conhecida por aquilégia), a ervilha-de-cheiro, a Mirabilis (maravilha), a áster-da-china ou áster-da-china (Callistephus), o ibéris de folhagem acinzentada, o amaranto extravagante, os gladíolos, íris e jacintos, assim como todas as plantas que se semeiam espontaneamente, praticamente sem manutenção. Em suma, também aqui se encontram plantas fáceis de cultivar, muitas vezes apostas seguras para o jardim.

Sorbus aucuparia, Mirabilis jalapa e Aquilegia vulgaris
Na horta…
Os nossos avós plantavam e semeavam sobretudo em grande quantidade na horta, uma fonte de alimentação importante para a família, quando tinham a sorte de dispor de um pedaço de terra suficientemente grande. Ao observar as plantas emblemáticas da despensa daquela época, encontram-se, sem surpresa, legumes e plantas saborosos, alguns ancestrais, simultaneamente bonitos e úteis.
Pois o mundo da horta sofreu muitas mudanças ao longo de algumas décadas. Alguns legumes, atualmente considerados antigos, regressam progressivamente aos nossos hábitos de cultivo. Se tinham sido deixados de lado, isso devia-se sobretudo à sua associação à guerra ou ao tempo necessário para a sua preparação. Atualmente, voltam a ser procurados pelo seu sabor menos padronizado, pela sua originalidade e facilidade de cultivo na horta, e por uma alimentação cada vez menos baseada em carne. São frequentemente legumes de raiz ou então hortícolas ditos perenes, ou seja, plantas que permanecem vários anos e voltam a surgir de um ano para o outro.
As nossas memórias também no-los recordam: alteia, ruibarbo, groselha-preta e groselheiras-espinhosas, alcachofras, beldroega e salsifi, filas de feijão-verde, azeda, levístico, quenopódio, amaranto e topinambo, alho e cebolinho…

Cebolinho, alcachofra e groselha-espinhosa
→ Ler também: Como criar um jardim comestível, Como criar uma horta perene?, 10 hortícolas perenes ou vivazes para uma horta sustentável e autónoma; As abóboras-gigantes pouco conhecidas ou esquecidas; A cherivia, uma hortícola perene esquecida e fácil de cultivar e Como colher e utilizar o amaranto na cozinha?.
- Subscreva
- Resumo
Este formulário está protegido pelo reCAPTCHA - aplicam-se a Termos de Serviço e Política de Privacidade do Google.
Comentários